Implantes Dentários

» Por que Fazer Implante Dentário

A saúde bucal depende de hábitos que cultivamos durante a vida e está associada diretamente à higiene bucal e aos cuidados diários e preventivos, como a frequente e cuidadosa escovação dos dentes e o uso de fio dental e pasta de dente. Essa prevenção impede o surgimento de problemas bucais como cáries, gengivite, periodontite, halitose (mau hálito) e a perda dos dentes.

A falta de dentes por exemplo, além do desconforto estético e da mastigação incorreta, pode causar problemas na comunicação verbal impactando na pronúncia das palavras. Com dificuldade em se comunicar e com baixa estima a pessoa se isola do convívio social e acaba tendo dificuldades nos relacionamentos interpessoais e no trabalho, o que afetará também suas emoções e seu bem estar.

Nas últimas duas décadas, com o aumento da tecnologia nos tratamentos dentários e o acesso às informações, o implante dentário é uma ótima opção que permite uma substituição de dentes muito próxima aos dentes naturais.

O implante dentário pode ser indicado para repor a perda de todos os dentes, de alguns ou de apenas um dente.

» O que é um Implante Dentário

O implante dentário é um pino metálico, normalmente em forma de parafuso e confeccionado em titânio que substitui a raiz de um dente perdido. O titânio é um material que possui grande resistência e elevado grau de biocompatibilidade com o organismo, podendo permanecer inserido ao corpo humano sem qualquer reação indesejável e rejeição.

Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo.

A grande maioria das pessoas podem realizar implantes dentários sem qualquer problema. Há algumas restrições a pacientes que fumam em excesso, tem diabetes descompensada e não seguem as orientações médicas, quem está sob o tratamento de câncer e hepatite e pessoas com deficiência mental que não conseguem fazer a higienização bucal.

O implante demora cerca de três meses para aderir ao osso (osseo-integração). Após esse tempo pode-se começar os moldes para a instalação da prótese dentária sobre o implante.

O paciente deve também comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis por meio de uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista, o que são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.

» Tipos de Implantes

Atualmente é possível fazer implantes unitários, múltiplos ou de todos os dentes perdidos

Carga Imediata – Dentes Fixos em até 48 horas

A técnica de “Carga Imediata” é um procedimento que consiste na instalação de um ou vários implantes e a colocação dos dentes fixos - Prótese Fixa – no mesmo ato do implante ou no dia seguinte. Isso dependerá de uma indicação precisa e disponibilidade óssea suficiente para a realização da técnica.

» Vantagens dos Implantes Dentários

Várias são as vantagens dos implantes dentários tais como:

  1. Os implantes dentários são a opção ideal para quem deseja repor um, alguns, ou mesmo todos os dentes.
  2. Os implantes devolvem ao paciente o sorriso, a satisfação de ter uma mastigação forte e segura e a autoestima.
  3. Os implantes diminuem sensivelmente a reabsorção óssea, devido ao estímulo produzido pelos pinos de titânio ao osso.
  4. No caso de próteses totais ou removíveis, a grande vantagem é a fixação total da prótese, que é parafusada ou cimentada aos implantes.
  5. Para os pacientes que possuem boa quantidade óssea, atualmente já é possível a realização de implante dentário com carga imediata. A técnica consiste na colocação dos implantes e instalação dos dentes fixos (Prótese Fixa) em até 48 horas. O tempo de tratamento é bem mais rápido que o tradicional, que leva de três a quatro meses para finalização do resultado definitivo. Neste caso, o implante é colocado, e a prótese provisória pode ser instalada imediatamente.
  6. A fabricação de implantes dentários segue protocolos de qualidade mundial.
  7. Pesquisas indicam que mais de 500 mil implantes dentários são realizados no mundo anualmente, e que as taxas de sucesso são de aproximadamente 95 a 98%.

» Implantes Dentarios em Idosos

Nos últimos anos, os implantes dentários assumiram grande importância entre a população geriátrica, onde além de melhorarem a estética e a função, as próteses implanto-suportadas podem prevenir a perda de autoestima e combater o isolamento social, causados pela ausência de dentes.

Com o advento dos implantes, desde que o paciente idoso atenda aos requisitos necessários da parte cirúrgica como os relatados acima, a prótese implanto-suportada, seja ela fixa ou removível, surge como uma nova e excelente alternativa para a reabilitação protética na terceira idade.

» Avaliação

Para se realizar um implante dentário antes de tudo é necessária uma avaliação clínica criteriosa do estado atual da saúde bucal do paciente através de exames como radiografia panorâmica e/ou tomografia.

A primeira parte do tratamento com implante dentário envolve a limpeza da boca, e o preparo de uma prótese provisória que irá fazer um papel estético e mais funcional possível durante a transição do paciente para uma dentição com implantes.

Ressalta-se que em todas as fases do tratamento com implante o paciente permanece com dentes provisórios.

» Orçamentos

Por tratar-se de um procedimento complexo e que envolve características diferenciadas entre os pacientes, é necessário antes de tudo, realizar uma avaliação do paciente através de um exame clínico feito pelo dentista.

O custo vai depender do resultado dessa avaliação como: o tipo e a quantidade de implantes, a quantidade de dentes a serem instalados, a origem do material (nacional ou importado), a necessidade ou não de enxertos ósseos e/ou gengivais entre outros fatores.

Na Odontoral há condições bastante facilitadas de pagamentos, e um ótimo custo benefício em relação à qualidade dos trabalhos realizados.

Logo MogiComp