Ortodontia

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, e também podem causar dores de cabeça, dores na região do pescoço, nos ombros e nas costas.

A Ortodontia pode ser dividida em tratamento preventivo (aparelho móvel) ou tratamento corretivo (aparelho fixo). O que vai determinar qual tratamento será realizado será a idade do paciente. É importante salientar que quanto mais jovem for o paciente, mais rápido será o tratamento e melhor o resultado.

Aparelho Fixo: podemos utilizar diferentes materiais estéticos ou não:

a) Porcelana: os brakets (peças que são presas aos dentes) em porcelana são indicados aos pacientes que buscam a solução do problema, de uma forma discreta. Geralmente são mais utilizados por adultos que não querem ter um comprometimento estético do sorriso, enquanto estão em tratamento.

b) Aço Inox: é o aparelho mais utilizado. Os brakets em aço são mais comuns de serem observados, até porque não tem como disfarçá-los. E isso é até motivo de "moda" entre os pacientes mais jovens que solicitam que os elásticos que prendem o fio de movimentação ortodôntica aos brakets sejam coloridos, por exemplo: cores do time de futebol, cores do Brasil, etc...

Em geral, o tempo de tratamento é de 24 meses, mas dependerá principalmente da colaboração do paciente (não perder, não quebrar e utilizar o tempo indicado).

Logo MogiComp